BLOG COM TEXTOS LITERÁRIOS PARA ENTRETENIMENTO


Para ler poemas, fragmentos e poesia em prosa que ousei publicar na internet, veja www.lapidandopedras.blogspot.com

segunda-feira, 29 de julho de 2013

FERNANDO PESSOA - NOTAS AUTOBIOGRÁFICAS E DE AUTOGNOSE

Um pouco sobre política atual, escrita há mais de cem anos...

* * *

"O meu intenso sofrimento patriótico, o meu intenso desejo de melhorar Portugal, provocam em mim (...) mil projectos que, mesmo se realizáveis por um só homem, exigiriam dele uma característica puramente negativa em mim - força de vontade. Mas sofro - até os limites da loucura, juro-o - como se tudo eu pudesse fazer sem, no entanto, o poder realizar, por deficiência da vontade. (...)

E, depois, incompreendido. Ninguém suspeita do meu amor patriótico, mas intenso do que o de todos aqueles a quem encontro ou conheço. (...) Como posso dizer que a sua preocupação não iguala a minha? Porque, nalguns casos - na maior parte, até - o seu temperamento é inteiramente diferente; porque, noutros casos, a sua maneira de falar revela a ausência de, ao menos, um patriotismo nominal.

(...)

Além dos meu projectos patrióticos - escrever 'República de Portugal', provocar aqui uma revolução, escrever panfletos portugueses, (...), fundar um periódico, (...) etc. - outros planos em que me consumo na necessidade de serem em breve postos em prática (...) conjugam-se para produzir um impulso excessivo que me paralisa a vontade. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário